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Seguro para eventos: entenda mais e tenha suas dúvidas respondidas!

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Empresas que organizam qualquer tipo de evento corporativo devem estar preparadas para a ocorrência de inúmeros imprevistos — ausência das atrações convidadas, tempo ruim, danos aos equipamentos, problemas na montagem, incêndios, explosões, inundações, entre outros episódios.

Diante de situações inesperadas como essas, se torna importante fazer a contratação de um seguro efetivo para eventos, seja para os mais simples ou para os de grande porte. Afinal, é uma forma de assegurar proteção ao evento e trazer maior tranquilidade para a equipe e empresa que organiza a ação.

Quer saber mais sobre como funciona essa contratação? Este conteúdo vai esclarecer as principais questões sobre o contrato de seguro para eventos. Acompanhe a leitura e conheça todos os detalhes!

O que é seguro para eventos?

O seguro para eventos respalda juridicamente e financeiramente o organizador ou promotor do evento em caso de acidentes que envolvam os participantes, a equipe, a produção, equipamentos, etc. Este seguro pode até mesmo proteger toda a planilha orçamentária do evento, cobrindo os riscos de cancelamento, adiamento e interrupção do evento, inclusive por condições climáticas adversas do tempo. É possível também se proteger financeiramente para casos de não comparecimento da pessoa que é essencial para a realização do evento.

Da mesma forma, é uma estratégia que serve para preservar o organizador do evento e seu cliente, uma vez que eventuais prejuízos serão compensados pela seguradora, em vez de recaírem sobre os responsáveis pelo projeto.

Caso a empresa não contrate qualquer tipo de seguro, ela fica obrigada a arcar com o pagamento de custos de reparos, despesas médicas e possíveis indenizações decorrentes de ações judiciais, acordos, além dos honorários advocatícios.

Portanto, trata-se de um contrato que confere proteção contra a ocorrência de incidentes com os membros da equipe ou participantes, mau tempo, necessidade de adiamento ou cancelamento da atividade, além de incêndios e dentre outros motivos atípicos e indesejáveis que estão fora do controle do segurado. Além do mais, essa modalidade de proteção pode trazer várias vantagens tanto para pequenos quanto para grandes eventos.

Os valores da apólice variam conforme o tipo e o porte do evento, a sua duração, o público estimado, o local de sua realização, as coberturas contratadas, limites, franquias, além de demandar a análise de eventuais riscos que são específicos daquele evento ou projeto.

Qual é a importância desse tipo de seguro?

Como dissemos, a contratação do seguro para eventos garante que qualquer fato — que porventura venha a acontecer durante as atividades, fique sob total responsabilidade da empresa seguradora e a contratante se protege de eventuais indenizações ou despesas que não tenham sido previstas mas que possam ser necessárias em caso de uma eventualidade.

Também é importante ter em mente que a ocorrência de episódios inesperados pode marcar negativamente a imagem da empresa realizadora, causando danos à sua reputação. Diante disso, o ressarcimento dos danos causados servirá para minimizar os problemas causados.

Além disso, estamos falando de um negócio com um ótimo custo-benefício. Afinal, o valor investido na contratação da apólice é bastante vantajoso e com custos muito atrativos — frente aos riscos de um evento, principalmente se levarmos em consideração as altas despesas que seriam devidas pela empresa no caso de reparo de acidentes, por exemplo e que podem tomar uma proporção muito grande e prejudicar o fluxo financeiro do seu negócio.

Falando sobre custo-benefício, a AMPRO (Associação de Marketing Promocional) calcula que a apólice de um seguro para eventos em formato básico a intermediário, gira em torno de 0,4% a 1% sobre o valor total de produção do evento. Logo, a importância de se considerar a contratação de um seguro para eventos está em ter a tranquilidade de não colocar em risco as finanças da empresa.

Quais são as vantagens de um seguro para eventos?

Confira as principais vantagens da contratação de um seguro para eventos:

  • proporciona mais segurança para os convidados, as atrações e a equipe;
  • traz maior tranquilidade financeira;
  • transfere o dever de reparar os danos para a seguradora;
  • permite que a contratante direcione seu foco somente para a produção do evento;
  • traz proteção para a imagem da empresa;
  • evita que a empresa figure no polo passivo de ações judiciais.

Como acionar o seguro contratado?

A empresa segurada deve entrar em contato com a corretora ou seguradora e comunicar o acontecimento do sinistro, o quanto antes — incluindo a data e hora do acidente, as condições do fato, os prejuízos causados, o rol de testemunhas e outros aspectos importantes, fornecendo todas essas informações por escrito e entregando os documentos que forem solicitados.

Caso seja necessário, a seguradora marcará uma vistoria para analisar os danos que foram mencionados e inspecionar os equipamentos e a infraestrutura do evento. A partir daí, se tudo o que foi alegado pela empresa segurada estiver nos conformes do contrato, tudo dentro da legalidade, a seguradora dará início à etapa de indenização, sendo que os valores referentes às indenizações precisam ser pagos em um período máximo de até 30 dias após entrega de toda documentação pertinente ao sinistro.

É obrigatório ter o seguro para eventos?

Ainda não há nenhuma lei que estipule a obrigatoriedade na contratação do seguro para eventos. Contudo, existem projetos de lei nesse sentido. O principal objetivo é assegurar o pagamento da indenização na modalidade de responsabilidade civil e acidentes pessoais da empresa organizadora do evento nos casos de danos ocasionados a terceiros.

Quais são os tipos de seguro para eventos?

Existem três modalidades de seguro para eventos disponíveis no mercado:

  • Seguro de Responsabilidade Civil (RC) – básica;
  • Seguro de Riscos Diversos (RD);
  • Seguro de Acidentes Pessoais (AP).

Confira, a seguir, as principais características de cada um.

Seguro de Responsabilidade Civil

O seguro RC garante ao segurado a indenização decorrente de danos materiais e corporais que foram ocasionadas a terceiros, como funcionários, convidados, fornecedores e o público presente. A proteção também inclui a instalação e desmontagem dos equipamentos, estruturas e a responsabilidade por danos materiais ocasionados por fornecedores terceirizados trabalhando em nome do segurado, além de danos ao Imóvel locado e danos morais.

Seguro de Riscos Diversos

O seguro RD envolve a cobertura de diversos riscos. Os principais são: cancelamento, adiamento ou interrupção do evento do evento, condições adversas do tempo e não comparecimento de pessoais essenciais para a realização do evento, equipamentos de filmagem, sonorização, projeção, cenografia e estruturas temporárias.

Seguro de Acidentes Pessoais

O seguro AP cobre a morte e invalidez por acidente no evento e as despesas médicas e odontológicas do público, artistas, staff, atletas ou palestrantes.

Importante ressaltar, que no seguro de eventos, temos ainda, a possibilidade de cobrir riscos especiais, conforme a necessidade e preocupação de cada segurado.

Agora que você já sabe a importância, as principais características e vantagens do seguro para eventos, que tal contratar a sua apólice? Mas antes, não se esqueça de avaliar as opções de contrato disponíveis. Entretanto, considere que cada contrato deve ser personalizado, levando em consideração as necessidades específicas de cada evento. Desse modo, você terá a garantia de fazer um ótimo negócio e poderá se preocupar apenas com o sucesso do seu evento e com a máxima tranquilidade!

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